O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Acordar sempre no mesmo horário, seguir uma rotina fixa de tarefas a serem executadas logo após acordarmos como escovar os dentes antes de lavar o rosto, preparar o café somente depois de arrumar a cama, só sair de casa depois de verificar como será o clima são algumas “manias” que podem fazer parte da nossa vida diária como auxiliar das nossas tarefas.
Entretanto, é indispensável que controlemos – e não sejamos controlados – por esses comportamentos.
Quando eles se tornam obrigatórios, impedindo muitas vezes de seguirmos com nosso dia a dia, podemos estar sofrendo de um Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), condição que requer tratamento especializado.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e o DSM V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
Segundo o DSM V, no Transtorno Obsessivo Compulsivo as “Obsessões são definidas por pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes” […] causando “acentuada Ansiedade e sofrimento”. O Manual estabelece que “As Compulsões são definidas por comportamentos repetitivos (lavar as mãos, organizar, verificar) ou atos mentais (orar, contar ou repetir palavras em silêncio) que o indivíduo se sente compelido a executar.
Os comportamentos ou atos mentais visam prevenir ou reduzir a Ansiedade ou o sofrimento ou evitar algum evento ou situação temida”
O Transtorno Obsessivo Compulsivo toma tempo e causa sofrimento clínico, prejudicando social ou profissionalmente o indivíduo.
Pensamentos e comportamentos obsessivos mais comuns
⦁ Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação;
⦁ Lavar as mãos, limpar a casa, não comer fora de casa;
⦁ Revisão de ações;
⦁ Fechar janelas, portas, fechar o gás);
⦁ Preocupação com ordem, alinhamento;
⦁ Organizar geladeira, despensa, mesa de trabalho);
⦁ Pensamentos, de ferir ou agredir outras
⦁ Medo de dirigir e provocar acidente;
⦁ Pensamentos supersticiosos;
⦁ Não passar sob escada, tocar na madeira, não pisar em rejunte de pisos;
⦁ Compulsões da mente;
⦁ Rezar, contar palavras ou números.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a Terapia Cognitivo Comportamental
Segundo a Terapia Cognitivo Comportamental – TCC, o indivíduo que sofre de TOC atribui uma carga negativa aos pensamentos invasivos e aos comportamentos repetitivos e essas interpretações equivocadas tendem a produzir Ansiedade, medo ou culpa. Os comportamentos e pensamentos repetitivos são uma tentativa de neutralizar esses sentimentos e são fundamentados em sua crença nuclear ou em suas crenças intermediárias.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Transtorno Obsessivo Compulsivo encontra-se entre as 10 maiores causas de incapacitação das pessoas, acometendo principalmente os jovens ao final da adolescência. Entretanto, muitas vezes os sintomas podem ter início na infância, mas raramente após os 40 anos.
Tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
O tratamento do TOC se dá com psicoterapias adaptadas para o controle e o alívio dos sintomas e com o uso de ansiolíticos e antidepressivos. Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas deste artigo é fundamental procurar ajuda profissional especializada.
Clique aqui para marcar uma consulta.
DSM V
https://consaude.com.br/