Assim como a Terapia Individual, a Terapia para Casais ou Terapia de Casal, como é mais comumente referida, é um tratamento que proporciona ao casal um lugar de fala e de acolhimento para que possam ser solucionados problemas do relacionamento.
Trata-se de um local neutro em que o foco é trabalhar os conflitos que estão levando o casal ao sofrimento. Esses conflitos podem ser de várias espécies, desde o desinteresse sexual de um ou de ambos os parceiros, passando por questões financeiras, até problemas com filhos.
Também pode acontecer de um dos membros do casal estar passando por algum problema individual, e isso se refletir na forma como ele se relaciona com seu parceiro.
A Depressão de um dos parceiros pode refletir negativamente na relação, fazendo com que o outro se sinta frustrado ou relegado a segundo plano. É comum o parceiro atribuir ao seu desempenho problemas que são do outro e que, em princípio, nada têm a ver com o relacionamento em si.
Como é realizado o trabalho da Terapia de Casal
Quando se fala em Terapia de Casal é comum imaginar que o casal levará seus problemas à consulta e, como num “passe de mágica”, tudo será resolvido e o casal viverá “feliz para sempre”.
Qualquer relacionamento demanda dos envolvidos uma série de adaptações quanto ao estilo de vida, necessidades, anseios e desejos. É esperado que em um relacionamento ambos os parceiros precisem abrir mão de algumas coisas pelo bem comum. Entretanto, essa deve ser uma escolha consciente, não uma imposição de um deles.
Quando, ao invés de escolher abrir mão, uma pessoa se sente pressionada a fazê-lo na tentativa de agradar o outro, o relacionamento tende a se desgastar. Um deles vai achar que está doando mais do que o outro na relação e vai começar a fazer cobranças.
É indispensável que ambos os parceiros estejam verdadeiramente interessados em manter e melhor o relacionamento. A terapia de casal, como o nome já diz, é feita exclusivamente com ambos os parceiros. Não há atendimento individualizado quando se trata dessa modalidade.
A falta de diálogo é um dos principais empecilhos para o bom desenvolvimento da relação. O bom relacionamento entre duas pessoas que pretendem construir uma vida em conjunto é um exercício diário.
Quando o casal se queixa de “não estar sendo compreendido” é porque geralmente há uma falha na comunicação Aquilo que está sendo dito por um deles está sendo compreendido de forma distorcida pelo outro.
Quando a Terapia de Casal é recomendada
Ela é recomendada quando o relacionamento conjugal está passando por conflitos, que ambos os parceiros não estão conseguem administrar sozinhos. O ideal é que o casal procure por terapia logo no início da fase do conflito.
Os motivos mais frequentes para a busca de ajuda terapêutica são:
⦁ Infidelidade;
⦁ Falta de diálogo;
⦁ Problemas financeiros;
⦁ Brigas constantes;
⦁ Questões sexuais;
⦁ Interferência de familiar
⦁ Chegada do primeiro filho;
⦁ Perda do desejo sexual.
Algumas atitudes que facilitam o bom andamento da relação e que podem ser construídos ao longo do processo terapêutico:
⦁ Avaliar o próprio comportamento e mudar naquilo que estiver interferindo com o casal;
⦁ Manter um diálogo aberto em relação a todos os assuntos que envolvam a parceria;
⦁ Ouvir com atenção e empatia as possíveis críticas do companheiro;
⦁ Colocar-se assertivamente diante de questões que estejam interferindo negativamente na vida do casal;
⦁ Sair da rotina sempre que possível.
A terapia de casal é importante para ajudar a tolerância, a empatia, a escuta ativa e, por conseguinte, facilitando a convivência. Com ela a comunicação entre o casal fica mais clara, possibilitando esclarecer responsabilidades e papeis de cada um dos parceiros. Dessa forma, há uma diminuição significativa de discussões, grandes ou pequenas.
Finalmente, caso você esteja passando por alguma dificuldade em seu relacionamento, procure ajuda profissional especializada.