Síndrome do pânico

Síndrome do Pânico

O que é Síndrome do Pânico

A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico (TP) é um “surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança o pico em minutos” e é classificado como Transtorno de Ansiedade.
Ansiedade ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Medo é uma sensação de estado de alerta, que aparece por receio de fazer alguma coisa, ou por sentir a existência de uma ameaça física ou psicológica. A sensação ocorre a partir de um estímulo externo que pode ser físico ou mental, gerando uma resposta fisiológica do organismo, preparando a pessoa pra fugir ou lutar.
Porém, quando a Ansiedade ultrapassa a função de auxiliar e começa a interferir em nossa vida, causando mal-estar físico e mental, atrapalhando as relações sociais, profissionais e afetivas e incapacitando o indivíduo, ainda que temporariamente, estamos falando de Síndrome do Pânico.
A diferença fundamental entre Ansiedade e Síndrome do Pânico é a intensidade dos sintomas e o modo imprevisível em que eles ocorrem. As crises acontecem de maneira frequente, em qualquer lugar, a qualquer tempo, sem prévio. Duram entre 15 e 30 minutos.

Transtorno do Pânico e o DSM V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Segundo o DSM V, o Transtorno do Pânico pode ocorrer tanto a partir de um estado de calma quanto de um estado nervoso. Palpitação, taquicardia;
⦁ Sudorese;
⦁ Tremores ou abalos;
⦁ Sensação de falta de ar ou sufocamento;
⦁ Sensação de asfixia;
⦁ Dor ou desconforto torácico
⦁ Náuseas ou desconforto abdominal;
⦁ Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio;
⦁ Calafrios ou ondas de calor;
⦁ Anestesia ou sensação de formigamento;
⦁ Sensação de irrealidade ou de estar distanciado de si mesmo;
⦁ Medo de perder o controle ou “enlouquecer”;
⦁ Medo de morrer.
Para o diagnóstico de Transtorno de Pânico, é necessário que pelo menos um dos ataques tenha sido seguido (por um mês ou mais) de uma ou ambas características:
⦁ Apreensão ou preocupação persistente de que haverá outros ataques e com suas consequências (perda de controle, por exemplo)
⦁ Mudança de comportamento no sentido de evitar novos ataques (evitação de lugares ou situações desconhecidas)

Transtorno do Pânico e a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Segundo pesquisa sobre saúde Mental realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS, em 2019 quase bilhão de pessoas viviam com algum tipo de Transtorno Metal e a Ansiedade é responsável por metade das doenças mentais que existem no mundo.

Tratamento do Transtorno do Pânico (TP)

O tratamento acontece com psicoterapia adequada para controle e alívio dos sintomas e com o uso de ansiolíticos e/ou antidepressivos, se necessário. Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas deste artigo é fundamental procurar ajuda profissional especializada.

Clique aqui para marcar uma consulta.

Fonte:
DSM V
https://www.paho.org/

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram