ansiedade - CurePsi Psicólogas no Ipiranga

Ansiedade

Segundo o Novo Dicionário de língua portuguesa Aurélio Buarque de Holanda: “Ansiedade – É o estado efetivo caracterizado por um sentimento de insegurança”.
É a sensação de insegurança diante do novo, do inusitado, do desconhecido, consequentemente, do que pode vir a ser perigoso. A Ansiedade pode variar de simples apreensão aos Ataques de Pânico, Fobias, Melancolia.

Ansiedade Natural e Existencial

A principal função da Ansiedade é proteger e preparar o corpo para a sobrevivência, iniciando a resposta de luta ou fuga.
A Ansiedade é imprescindível à sobrevivência e crescimento, sendo responsável pelas grandes conquistas da civilização humana. Assim, temos duas faces da Ansiedade que são naturais e legítimas, como a Ansiedade Natural e a Ansiedade Existencial, está ligada à consciência da nossa própria mortalidade e aos questionamentos filosóficos e religiosos que fazemos com relação à razão e propósito da vida.
A Ansiedade Natural origina-se da consciência de sermos seres vulneráveis num mundo potencialmente ameaçador à nossa integridade e bem-estar. Ela é adequada e proporcional à situação que enfrentamos, e desaparece tão logo o objeto ou situação que a motivou é reconhecido e tratado.
A Ansiedade Existencial é pouco falada, e foi um dos estímulos que levou o homem ao estudo da Ética, da Religião e da Filosofia. Tem potencial de se transformar em Ansiedade Patológica.

Transtornos de Ansiedade e a OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, quase 10% da população brasileira convivia com o Transtorno de Ansiedade. Esse é o maior número de pessoas com a doença em um País no mundo. A Depressão e a Ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Transtornos de Ansiedade e o DSM V

De acordo com o DSM V – MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS, 5ª EDIÇÃO, os Transtornos de Ansiedade incluem Transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, enquanto Ansiedade é a antecipação de ameaça futura.

Principais Transtornos de Ansiedade segundo do DSM V

⦁ Transtorno de Ansiedade de Separação;
⦁ Mutismo Seletivo
⦁ Fobia Específica
⦁ Medo de Animal em Ambiente Natural
⦁ Medo de sangue
⦁ Medo de injeções e transfusões
⦁ Medo de outros cuidados médicos
⦁ Medo de ferimentos Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
⦁ Transtorno de Pânico;
⦁ Agorafobia;
⦁ Transtorno de Ansiedade Generalizada;
⦁ Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância

Síndrome do Pânico

Ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, taquicardia, medo intenso, aperto no tórax, excesso de transpiração etc.
A maioria das pessoas se vê às voltas com um pouco de Ansiedade todos os dias. Isso ajuda a pessoa a se preparar para dar o melhor de si; em quantidade elevada pode impedir que a pessoa consiga falar. Porém, a maioria das pessoas não consegue sobreviver à Ansiedade Crônica ou a Crises  sem que apresente sérias consequências emocionais.
A Ansiedade Patológica ou Síndrome do Pânico, porém, provoca um estado generalizado de alerta, com reações desproporcionais à percepção de uma ameaça real ou imaginária e causa irritabilidade, agitação e mal-estar físico.
O Transtorno de Ansiedade pode levar a outros Transtornos como:
⦁ Transtornos Alimentares;
⦁ Dependências Químicas;
⦁ Atitudes Auto Sabotadoras.
E pode também ser responsável pela busca de alívio em atividades como Jogar, Comprar Compulsivamente, Sexo Compulsivo e até mesmo o Trabalho Excessivo, que é a fuga mais bem aceita socialmente.

Alguns Sintomas Físicos

⦁ Palpitações;
⦁ Rigidez do tórax,
⦁ Suor,
⦁ Sequidão da boca,
⦁ Aumento da vontade de defecar ou urinar,
⦁ Dores de cabeça,
⦁ Tonturas.

Alguns Sintomas Emocionais

⦁ Sentimentos de medo, pânico;
⦁ Tendências para temas de desgraças dominando os seus pensamentos;
⦁ Sentimento de grande inquietaçao ante a noção de um perigo real ou imaginario;
⦁ Susto, pavor, temor, terror
⦁ Sentimentos de estar amedrontado,
⦁ Nervoso; afobação, preocupação;
⦁ Preocupado;
⦁ Inquietação, desamparo;
⦁ Insegurança.

Tratamento para Ansiedade

Ao tentar esconder a Ansiedade ou negá-la, o indivíduo pode acarretar para si outros transtornos, como Transtornos Alimentares, Dependências Químicas, Compulsões para Jogos, Sexo, Compras ou Trabalho Excessivo.
É importante procurar por ajuda profissional ao perceber que a Ansiedade está sendo causa de sofrimento, minando a possiblidade de viver uma vida plena, alterando sono ou rotina, impedindo o indivíduo de atingir seu potencial.
O tratamento acontece com psicoterapia adequada para controle e alívio dos sintomas e com o uso de ansiolíticos e antidepressivos, se necessário. Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas deste artigo é fundamental procurar ajuda profissional especializada na CurePsi.

Clique aqui para marcar uma consulta.

Fonte:
DSM V
https://bvsms.saude.gov.br/

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram